Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Por que as pessoas não confiam no Judiciário?

O que leva a falta de confiança do brasileiro no Poder Judiciário?

Publicado por Karina Marques
há 3 anos


É muito comum encontrarmos cidadãos que declaram que não confiam plenamente no sistema judiciário brasileiro, a desconfiança acontece devido a diversos fatores mas na maioria das vezes os relatos vividos pelo cidadão ou por algum conhecido tem relação a corrupção dentro da classe.

As frases "Fiquei sabendo de um advogado ai..." ou "Fiquei sabendo de um juiz que recebeu tal quantia..." passou a ser usada com frequência e muita das vezes manchando a imagem de diversos operadores do Direito por conta da injusta generalização.

Em uma pesquisa feita de 2019 “A Cara da Democracia no Brasil” pelo Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação, foram entrevistadas 2.009 pessoas, em 151 municípios entre 8 e 16 de novembro.

Podemos ver nesta pesquisa que 12% confiam no STF e 42% não confiam:

E quando foi perguntado para os entrevistados se o Poder Judiciário age em suas decisões por autonomia, sem influência de terceiros, foi constatado que a maioria (61%) tem a opinião de que existe influência nas decisões:

Vemos agora o nível de confiança que os entrevistados têm no Poder Judiciário, é constatado que 38% não confiam, 28% confiam mais ou menos e apenas 8% confiam muito:

Muitos internautas julgam que a desconfiança do poder judiciário vem do índice de corrupção que muitos brasileiros acreditam que existem neste instituto, por esta razão não confiam em muitos juízes e advogados da cidade em que residem.

Na matéria publicada pela Revista Veja e republicada no site “Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde”, podemos ver um pouco desta realidade que justifica a pesquisa “A cara da Democracia” acima:

“Relatório da Transparência Internacional afirma que, apesar de as eleições de 2018 terem sido marcadas por movimento anticorrupção, o país não atacou as raízes do problema. Ações dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário contribuíram para o Brasil ocupar o 106º lugar no Índice de Percepção da Corrupção, atrás de Cuba e Colômbia e empatado com Argélia e Costa do Marfim.” - Brasil cai pelo 5º ano seguido no ranking da corrupção / 23 de janeiro de 2020.

Infelizmente é notório que os três poderes que inclui o Judiciário levaram o país a ser colocado no ranking de corrupção, isto justifica o pensamento constante do brasileiro nas famosas frases “todo advogado é corrupto” ou “todo juiz é corrupto”, demonstrando a infeliz generalização da profissão.


E você? O que acha desta desconfiança no Judiciário?

  • Publicações7
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações236
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-que-as-pessoas-nao-confiam-no-judiciario/1142973481

Informações relacionadas

Adriel Santos Santana, Advogado
Artigoshá 8 anos

Justiça, sociedade e desenvolvimento no Brasil: Uma relação de desconfiança e ineficiência

Notíciashá 15 anos

Pesquisa da FGV mostra que população procura a Justiça mesmo sem acreditar no Judiciário

Conselho Nacional de Justiça
Notíciashá 10 anos

Ministério da Justiça aponta três principais problemas do Judiciário

Luiz Flávio Gomes, Político
Artigoshá 13 anos

Corrupção: "64% declararam que a justiça é pouco ou nada honesta"

O Direito Agora, Jornalista
Artigoshá 7 meses

Como citar jurisprudência no TCC: Guia Prático

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Quando eu determino que se cumpra e outro diz não pode, quem consegue entender qual é o certo, e, o errado? continuar lendo

Muito interessante a escolha e a abordagem do tema continuar lendo

É necessário mudanças urgentes. continuar lendo

O tema é muito subjetivo , e não direciona pra resolução. continuar lendo

Especifique seu comentário continuar lendo